NORMAS

Muitas organizações têm o entendimento de que Normas de sistemas de gestão têm a finalidade de estabelecer padrões rígidos e burocráticos e que não se enquadram no modelo de gestão adotado por ela.

Porém, com o passar do tempo, cada vez mais, as Normas têm feito as organizações alinharem os sistemas de gestão com o seu direcionamento estratégico e suas práticas diárias.

Dessa forma, a adoção de um sistema de gestão passa a ser uma estratégia para cada empresa, e assim, cada sistema de gestão tem a sua contribuição no dia a dia da organização. 

Leia abaixo as aplicações de cada Norma.

ISO 9001

Voltada à gestão da qualidade, tem como principal função ajudar as organizações aumentarem a satisfação de seus clientes e, como resultado, melhoria nos negócios, por meio da fidelização do cliente e aumento da reputação da organização no mercado.

A Norma ISO 9001 é baseada em 07 princípios da qualidade = Foco no cliente, Liderança, Engajamento de pessoas, Abordagem de processo, Melhoria contínua, Tomada de decisão baseada em fatos e, Relacionamento. Esses 07 princípios estão definidos na Norma ISO 9000 e são indispensáveis para um Sistema de gestão da qualidade.
Atualmente, a Norma vigente é a ISO 9001:2015, publicada no final de 2015.

ISO 14001

O principal objetivo de um Sistema de gestão ambiental é a proteção do meio ambiente.

Para isso, a ISO 14001 traz para as organizações a necessidade de identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, tendo em mente uma perspectiva de ciclo de vida, e as legislações aplicáveis a esses aspectos. À partir dessa identificação, são implementadas ações com a finalidade de minimizar a possibilidade de ocorrência de um impacto ambiental adverso. Tudo isso, alinhado com a estratégia do negócio.
Atualmente, a Norma vigente é a ISO 14001:2015, publicada no final de 2015.

ISO 45001 E OHSAS 18001

As Normas de gestão da saúde e segurança do trabalho são voltadas  proporcionar aos trabalhadores condições salubres e seguras. Como foco na eliminação de perigos e redução de riscos, traz às organizações a necessidade de implementar controles operacionais e monitoramentos adequados.
Atualmente, existem 02 Normas em vigência no mercado: OHSAS 18001:2007, com validade até o início de 2021 e, ISO 45001:2018 publicada em Março de 2018.

ISO 50001

Com a finalidade de melhorar o desempenho energético, a implementação da Norma ISO 50001 visa levar as organizações a redução de emissão de gases e outros impactos ambientais associados e, do custo da energia.
Atualmente, a Norma ISO 50001 está na versão publicada em 2011.

ISO 22000

Voltada à segurança dos alimentos, a Norma ISO 22000 leva às organizações a necessidade de serem identificados os riscos existentes em todo o processo produtivo, que possa causar algum tipo de situação que coloque  em perigo a saúde do consumidor. Para isso são implementados estudos de APPCC (análise de perigos e pontos críticos de controle) e ações com base nesses estudos.
A versão mais recente foi publicada em 2018.

ISO E ABNT

Para ter acesso às Normas citadas, entre com contato com a ISO (International Organization for Standadization) ou com aa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ambos necessitam de cadastro.

Acesse os links abaixo: