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Foto do escritorDelter Lopes

Case - Como a Deal Consulting ajudou seu cliente em sua Transformação Digital



■ Adequação da estratégia da empresa

■ Segmentação de Clientes

■ Definição do Novo Modelo de Vendas

■ Redefinição de Políticas Corporativas


Sobre a empresa

O Grupo Beta X atua na área legal e é composto por 5 empresas que fornecem serviços complementares ao negócio. Composto por 150 funcionários e cinco sócios, o grupo se desenvolveu e cresceu ao longo de 10 anos, se solidificando no mercado Brasileiro como uma das melhores empresas para se trabalhar na área.

Com o crescimento e expansão do grupo, a empresa foi contratando novos funcionários e expandiu seus parceiros e negócios pelo território nacional e internacional. Este crescimento não foi ordenado, mas acontecendo sem um maior planejamento estrutural e estratégico.


O Desafio

Em 2017 a empresa mudou para uma nova localização e ampliou seus recursos técnicos, estruturais e de TI. Contudo, a ausência de uma visão mais estratégica do negócio e base corporativa, estava travando o crescimento do grupo, gerando problemas internos operacionais, financeiros, de TI e de relacionamento com os clientes.

Em 2018, os sócios resolveram modernizar processos e sistemas de TI (ERP e CRM), oferecendo uma plataforma digital aos clientes e parceiros, e tornando os processos de vendas e prestação de serviços mais interativos.

Estas mudanças trouxeram vários questionamentos internos sobre o direcionamento e necessidades da empresa.


O Grupo então procurou a DEAL CONSULTING para:

  • Definir um Plano Estratégico com a alta direção da empresa.

  • Desenvolver políticas corporativas que estruturasse regras e procedimentos internos, trouxesse as melhores práticas de mercado, e desta forma, auxiliassem o grupo na transformação digital das empresas.

  • Aprimorar a prática de venda e relacionamento com o cliente.



Solução

A DEAL mapeou então as principais áreas de negócio a serem cobertas pelo plano estratégico e para o desenvolvimento das políticas. Durante um período de 6 meses, os trabalhos ocorreram em paralelo, sendo feito com reuniões semanais ou quinzenais, envolvendo gerentes, funcionários e a alta direção.


O plano estratégico foi realizado com a metodologia de Balanced Score Card, com a definição do mapa estratégico da organização, que consolidou a visão de futuro dos diferentes sócios e o cenário interno e externo da organização. Também foram definidos para cada objetivo estratégico, metas e Indicadores de performance (KPI)).


Ao final do seu desenvolvimento, os objetivos estratégicos do grupo foram alinhados com ações e projetos em andamento, passo importante para garantir foco de longo prazo.


As políticas foram elaboradas com base em processo consultivo e estudo de procedimentos da empresa, bem como, das melhores práticas de mercado.


Fez-se essencial o alinhamento das estratégicas e das políticas, i.e., muitas vezes foi necessário relembrar a alta direção que tal política não estaria em alinhamento com o plano estratégico do grupo, e então, esta deveria ser revista e alterada.

Durante o desenvolvimento das políticas, a DEAL notou que o item crucial para a empresa era a prática de venda, necessitando esta de uma política específica que estabelecesse definições, produtos a serem vendidos, e suas condições particulares de cobrança. Notou-se durante o trabalho, a necessidade de segmentar os clientes e alinhar tal segmentação com a estratégia e política do grupo.

A DEAL então fez uma análise do portfólio e clientes, utilizando a metodologia de Pareto para determinar a segmentação dos principais clientes e seus faturamentos. Outros estudos e análises foram realizados em termos financeiros e impactos que a segmentação traria para a empresa.


Com a análise dos dados estabeleceu-se uma nova estratégia de marketing para o grupo, com segmentos claros de clientes e ações de vendas específicas para cada segmento.


Estas tiveram alto impacto na implantação dos novos sistemas, pois novos requisitos tiveram que ser considerados em termos de projeto, atrasando o lançamento do mesmo.


Contudo, o estudo de segmentação deu uma ampla visão para o grupo, sobre quem eram os seus clientes VIPs e do quanto estes realmente impactavam no negócio da empresa. Esse fato, consolidou a importância da estratégia de longo termo, e da necessidade de um maior controle de dados e análises pelos sistemas de TI. As políticas estruturaram melhor as regras dentro de cada departamento e em nível corporativo, alinhando a estratégia e as operações da empresa.

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